De 15 a 26 de outubro de 2017, visitei Aracaju, a capital sergipana, e agora, posto para você algumas coisas legais que fiz por lá 😉
1- Tomar sorvete no cioccolato.

Essa gelateria fica no JFC Trade Center e tem um dos melhores sorvetes que já provei. Além dos gelatos artesanais, também tem doces típicos italianos, como um delicioso tiramisu.
2- Comer um pastel de camarão com catupiry no Pastel da Jane e um pastel de caranguejo na Amanda.
O pastel de camarão é muito bom e vem com bastante recheio e um catupiry bem gostoso. O de caranguejo é um clássico de Aracaju e não pode ir embora sem provar.
3- Ir à Feira do Turista.
Como já diz o nome, é uma daquelas feiras de artesanato para os turistas irem e saírem cheios de lembrancinhas.
4- Visitar o Museu Olimpio Campos.
É um museu que fica na casa dos governadores e tem visita guiada de graça. Vale a pena ir para conhecer a história de Aracaju e Sergipe. Essa dica é mais para quem tem bastante tempo porque tem outro museu muito mais legal na cidade.
5- Comer caranguejo na Passarela do Caranguejo.
Em Aracaju, é costume juntar a galera para comer caranguejo, tomar uma cerveja e ficar conversando. Se for a sua primeira vez comendo caranguejo, você não vai conversar tanto porque estará concentrado em quebrar o caranguejo e comer um pouco depois de muito trabalho. Mesmo assim, é bem cultural e recomendo que experimente. Tem vários lugares com double caranguejo em determinado dia da semana.
6- Ir ao Mercado Municipal de Aracaju.
O Mercado Municipal de Aracaju na verdade são três mercados, um ao lado do outro. Tem as coisas que você acha em mercados assim: artesanato, lembrancinhas, utensílios (cuscuzeira inclusive) e, é claro, comida.
7- Conhecer o Le Café e o Chocolamour.
O Le Café é um café bem charmosinho com um ambiente aconchegante. Dá para tomar um café e comer uma cesta de pães ou docinhos. É tudo fofo, tipo uma casa de boneca. O Chocolamour é um lugar que vende bolos recheados, ou tortas, como dizem por lá. É uma mais bonita que a outra e dá vontade de provar todas.
8- Comer no Mangará.
É um restaurante de comida típica (acho que tem um desses em todas as capitais) com pratos regionais, ambiente tematizado e garçons e garçonetes vestidos a caráter. Também tem vários lugares para tirar foto. Não deixe de comer o bolo de macaxeira que é o melhor do Brasil. Tem uma textura diferente de todos os outros que provei.
9- Visitar os Cânions do Xingó.
Esse foi um dos passeios mais lindos que já fiz na vida. Vale muito a pena. É cansativo porque são três horas de viagem até Canindé e depois pega um catamarã. No ponto de apoio, você pode nadar no rio São Francisco e pegar um barquinho para navegar pelos cânions. É incrível e não pode deixar de fazer. Também dá para fazer esse passeio por Maceió, daí a parada é em Piranhas, mas acho que o passeio é o mesmo. Enfim, coloque na listinha de lugares para conhecer.
10- Ir ao Museu da Gente Sergipana.
Esse é um dos museus mais legais que já visitei (inclusive, tenho um post nos rascunhos para escrever sobre os museus mais legais do Brasil e esse está na lista). É um daqueles museus interativos em que você conversa com um vendedor, joga e se encanta. Tem muitas coisas legais, incluindo um vocabulário sergipano. O restaurante também é bem bom e em algum dia da semana tem apresentações artísticas por lá.
11- Fazer uma caminhada na Orla do Atalaia.
A praia de Aracaju não é boa para banho. Mas revitalizaram a orla e é bem legal fazer uma caminhada de dia ou à noite.
12- Comer no restaurante Tototó.
Ficar perto do Mercado Municipal, de frente para o rio. A vista é linda, tem uma brisa boa e a comida é deliciosa.
13- Ir ao Oceanário.
É um espaço bem legal do Projeto Tamar, parecido com o que eles têm em outras cidades. Acho que vale a visita se você for passar vários dias em Aracaju e tiver um tempo livre. Ou se tiver uma paixão por tartarugas.
14- Ir à São Cristóvão.
Também é um programa indicado caso você tenha tempo de sobra. São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil e antiga capital de Sergipe. Tem um centrinho histórico bem bonitinho e abandonado (como acontece em muitas cidades brasileiras). A maioria das igrejas não pode ser visitada e só abre nos horários de missa. Vale a pena provar a queijada, um doce típico da cidade.
15- Ir à Colina de Santo Antônio.
É uma colina de onde dá para ter uma vista linda da cidade. Lá no alto tem uma igrejinha bem bonita também.
E essas foram as minhas dicas. Com certeza, deixei várias coisas de fora e deixei de conhecer vários lugares legais, mas assim posso voltar um dia, né? Quero terminar este post dizendo que, apesar de ser uma capital pequena, Aracaju tem várias coisas para fazer, então, vale a pena visitar.
Outras cidades:
16 Lugares que Conheci em Brasília
15 Lugares que Conheci em Cuiabá
9 Lugares que Conheci em Florianópolis
10 Lugares que Conheci em Goiânia
12 Lugares que Conheci em João Pessoa
13 Lugares que Conheci em Maceió
14 Lugares que Conheci em Ouro Preto e Mariana
8 Lugares que Conheci em Pirenópolis
11 Lugares que Conheci em Porto Velho
15 Lugares que Conheci em Recife
16 Lugares que Conheci em Rio Branco
16 Lugares que Conheci em Salvador
Deixe um comentário