De 02 a 11 de dezembro de 2017, visitei Cuiabá, a capital mato-grossense, e agora, posto para você algumas coisas legais que fiz por lá 😉
1- Visitar a Casa do Artesão e o Sesc Arsenal.
Vou começar dizendo que você pode visitar todos os espaços do Sesc, porque vale a pena. Eles têm uma curadoria incrível e os museus, restaurantes e prédios são bem legais. A Casa do Artesão tem artesanato, comida típica e exposições. E é de graça. De quinta, no Sesc Arsenal tem o bolicho, uma feirinha com artesanato, produtos e comida local. Também tem música e apresentações.
2- Dar uma volta na orla do porto.
Tem um aquário lá, mas quando fui estava fechado (não sei se foi reaberto). Mas a orla em si é bem bonita e dá para tirar umas fotos legais. Tem uma parte em que fizeram umas fachadas simulando Cuiabá e na parte de dentro tem um pouco de história da cidade. Recomendo que você vá no fim de semana porque fui de semana e estava bem vazio. Além disso, os restaurantes estavam fechados.
3- Comer uma esfirra de carne no Fabico Lanches.
Segundo minha anfitriã de Cuiabá, é a melhor esfirra da cidade. Além da esfirra, provei o bolo de queijo assado e frito e estava tudo muito bom.
4- Dar uma volta pelo centro da cidade.
Como vários centros das capitais, o de Cuiabá é meio abandonado. A catedral é bem bonita e o Palácio da Instrução também. Os outros museus estavam fechados e não posso dizer se são bons ou não.
5- Ver a dança das águas no Parque das Águas.
O Parque das Águas é bem legal. As pessoas vão lá para caminhar e você pode assistir à dança das águas que é uma apresentação de luzes, água e música. Quando fui, tinha uma às 20h e outra às 21h30. No parque, tem uma corredor com um arco de água e você consegue passar por ele sem se molhar (se tiver ventando, você se molha).
6- Visitar a UFMT.
A Federal fica num espaço bem grande. Lá tem um zoológico e dois museus. São pequenos, mas interessantes.
7- Comer peixe na beira do rio Coxipó.
Na orla do rio, há vários restaurantes. Escolha um e coma ventrecha de pacu. É muito bom. E não deixe de provar a farofa de banana, que foi uma das minhas comidas preferidas do sabático.
8- Ir à Cervejaria Louvada.
Essa é uma dica para pessoas que gostam muito de cerveja. Dá para fazer o tour guiado pela cervejaria e é de graça. O mestre-cervejeiro é muito simpático. Quando fui lá, eles estavam engarrafando em long neck pela primeira vez e pude ser uma das primeiras pessoas a provar a cerveja no novo formato. Tem uma lojinha e dá para comprar cerveja, inclusive tem umas locais, como a de furrundu, e lembrancinhas.
9- Dar uma volta no Parque Tia Nair.
É um parque não tão grande, mas bonito com uns peixes gigantes.
10- Tirar uma foto no centro geodésico da América do Sul.
Sabia que o centro da América do Sul fica em Cuiabá? Tem um monumento lá e dá para tirar uma foto.
11- Visitar o Museu do Morro da Caixa d’água.
Fica perto do centro geodésico e era um reservatório de água. Dá para ver por onde a água era distribuída na cidade. Ele é bem pequeno e ainda bem, porque não ter ar-condicionado e dá tempo de ver tudo sem morrer de calor.
12- Tomar um sorvete na Nevaska.
É uma sorveteria tradicional de Cuiabá. É boa e recomendo que você prove sabores diferentes.
13- Ir ao Parque da Mãe Bonifácia.
Acho que é o maior parque da cidade. Ele fica no local onde havia um quilombo e a mãe Bonifácia era uma escrava que ajudava os rebeldes a entrarem lá. O parque é grande e tem uns mapas pelas trilhas. Também tem bastante verde e é gostoso caminhar por lá.
14- Ir à noite à Praça da Mandioca, tomar um escaldado no Chopão e comer o bolo de arroz da Eulália.
Um dos points é a Praça da Mandioca, que é uma praça com um barzinho. Daí, você vai para a rua à direita e tem uma galera no meio da rua e vários bares montados nas casas antigas. Depois de beber por lá, vá ao Chopão e tome um escaldado para curar a ressaca, que é um caldo de frango, farinha de mandioca, molho de tomate e ovo. Termine a noite comendo o bolo de arroz da Eulália já de madrugada (não fiz essa parte, então não sei dizer se é bom como dizem).
15- Comer uma chipa na Dona Chipa.
Chipa é tipo um pão de queijo, não sei muito bem a diferença. Talvez seja o polvilho. E o formato. Enfim, é bem bom, tanto a simples como a de goiabada.
E essas foram as minhas dicas. Com certeza, deixei várias coisas de fora e deixei de conhecer vários lugares legais (Chapada dos Guimarães e Pantanal, me esperem!), mas assim posso voltar um dia, né? Quero terminar este post dizendo que Cuiabá não tem inúmeras atrações, mas tem a melhor farofa de banana que comi (e outras comidas mais)! E, além de passar por lá para comer peixe com farofa de banana, vale a pena tirar uma foto no centro da América do Sul.
Outras cidades:
15 Lugares que Conheci em Aracaju
16 Lugares que Conheci em Brasília
9 Lugares que Conheci em Florianópolis
10 Lugares que Conheci em Goiânia
12 Lugares que Conheci em João Pessoa
13 Lugares que Conheci em Maceió
14 Lugares que Conheci em Ouro Preto e Mariana
8 Lugares que Conheci em Pirenópolis
11 Lugares que Conheci em Porto Velho
15 Lugares que Conheci em Recife
16 Lugares que Conheci em Rio Branco
16 Lugares que Conheci em Salvador
Deixe um comentário