Sobre Viajar Sozinha

Viajar sozinha está ficando cada vez mais comum. Pode ser porque há uma busca por descobrir o próprio eu, por estar em alta, pela incompatibilidade com as férias dos amigos… tantos motivos. Mesmo assim, ainda é difícil para várias pessoas.

Estou em alguns grupos de viajantes solo no Facebook e quando pedem dicas de como viajar sozinha, sempre digo para começar por coisas simples antes de sair viajando, como ir ao cinema, sair para comer e esses outros temas sobre os quais já falei aqui no blog.

Muitas mulheres estão viajando sozinhas, inclusive, há duas semanas, participei do I Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes e tinham umas 300 pessoas no sábado, que foi o dia que eu fui (o encontro foi durante o fim de semana, mas só fui no primeiro dia). Aliás, eu queria ter escrito sobre ele, mas na semana seguinte fiquei em São Paulo e acabou passando. Vou aproveitar este post para fazer alguns comentários.

No geral, gostei bastante do encontro. Foi bem corrido e a programação atrasou causando um efeito dominós nas palestras a cada pessoa que se alongava um pouco mais na fala, o que fez com que ficasse bem corrido e isso não foi legal, porque tinham muitos assuntos bem interessantes. Mas, foi o primeiro encontro e provavelmente ele vai melhorar nos próximos anos. Realmente espero que o evento cresça a ponto de poder ter mais de uma sala para você escolher os assuntos que mais interessam (por exemplo, as pessoas que querem viver de viagem podem se interessar muito pelas palestras de quem já vive disso, pegar dicas, aprender sobre marketing, etc.; as que querem dicas de como começar a viajar, podem ir nas palestras de quem já viaja sozinha para se inspirar; quem quiser dicas de mochilar pode ser outro público e por aí vai… ia ser legal montar a própria programação e ter contato com pessoas com os mesmos interesses). Gostei de ver que tem muita gente parecida comigo, que gosta de viajar, que viaja sozinha. Adorei as dicas e principalmente a inspiração que dá ouvir a história de cada uma. Ouvimos as que subiram no palco, mas com certeza cada mulher que participou do encontro tem uma história incrível e seria legal ouvir cada uma, ter mais tempo para conversar além da uma hora de almoço e da meia hora do coffee break da tarde.

Fecha parênteses.

Se você está namorando a ideia de começar a viajar sozinha, só digo: vai! Planeja e vai. Se estiver com medo, vai mesmo assim porque vai ser gostoso. Viajar sozinha é também uma delícia, poder fazer o que quiser, na hora que quiser é libertador. Eu gosto de viajar com outras pessoas porque tem coisas que é legal fazer acompanhada para fazer comentários e rir junto. Só que viajar sozinha e fazer tudo só no seu ritmo também é legal. Aliás, é bom aprender a escolher as companhias também, precisa viajar com pessoas que tenham o mesmo ritmo que você para não causar estresse.

Eu gosto de comer em lugares legais, de passar a tarde lendo em um café, de mergulhar na cultura. Também acho divertido conhecer os pontos turísticos, explorar a cidade e as paisagens. E quando estou sozinha, posso misturar tudo como eu quiser. Posso sair do planejamento, ou planejar tudo quando chego no lugar, que foi o que fiz durante o sabático.

Enfim, toma coragem e viaja sozinha. Pode começar com um fim de semana. Depois me conta se não foi uma delícia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: