De 24 de janeiro a 04 de fevereiro de 2018, visitei Rio Branco, a capital do Acre, e agora, posto para você algumas coisas legais que fiz por lá 😉
1- Palácio do Governo.
Lá funciona um museu bem legal que tem um tour guiado e conta a história do Acre e dos seringueiros.
2- Biblioteca Pública.
É bem bonita e possui um acervo consideravelmente grande, inclusive com uma sala cheia de HQs.
3- Gameleira.
É a orla do Rio Acre que tem esse nome por causa das árvores, que se chamam gameleira. É uma parte bonita da cidade que foi revitalizada e dá para ver o pôr do sol.
4- Universidade Federal do Acre (UFAC).
É bem bonita, arborizada e grande. Tem um lago onde dá para fazer pic nic na companhia de capivaras, peixes gigantes e pequenos jacarés.
5- Horto Florestal.
É um parque bem legal para caminhar e fazer pequenas trilhas.
6- Mata Nativa.
É um restaurante com comida local bem gostoso. Provei a moqueca que vinha acompanhada de arroz, pirão (amarelo, não laranja como é normalmente) e vatapá e recomendo.
7- Casa Mapinguari.
É um espaço de um artista que faz esculturas sobre folclore e lendas brasileiros. A arte é muito bonita e as esculturas dão ótimas fotos. O escultor gosta de conversar e contar as lendas. É um passeio bem interessante de se fazer.
8- Quixadá.
É um espaço onde gravaram a minissérie Amazônia e deixaram o cenário, então tem as casas usadas na gravação, um museu bem pequeno com parte do figurino, mobília e fotos, um restaurante (com uma comida okay, nada espetacular), muitos pernilongos e um mirante.
9- Maria Farinha.
É um espaço com restaurante, parque para crianças, fliperamas e boliche. É bem legal, principalmente para comemorar aniversário. A picanha na chapa é bem boa. Ah, aqui, quando você pede cerveja, pode pedir também um copo sujo, que nada mais é que limão espremido, gelo e borda de sal (que em Goiás se chama cozumel).
10- Chaumas.
É uma sorveteria que tem picolés de frutas deliciosos. Meu preferido é o de graviola.
11- Biblioteca da Floresta.
Apesar do nome, é mais um museu que uma biblioteca. Lá tem visita guiada, exposições, a história de Chico Mendes, fotos das 22 cidades do Acre e cultura indígena.
12- Parque Chico Mendes.
É um parque com trilhas e um tipo de minizoológico.
13- Cantinho Lanche do Pastor.
Minha anfitriã me levou lá para provar uma saltenha, um salgado tipo uma fogaça que pode ser frito ou assado. O recheio tradicional é o de frango, mas tem outros mais regionais como tucupi e jambu.
14- Xapuri.
É uma cidade do Acre famosa por ser a cidade natal de Chico Mendes, Marina Silva e Gloria Peres. Tem a casa de Chico Mendes e o centro histórico.
15- Brasileia e Cobija.
O Acre também faz divisa com a Bolívia. Quando estava lá, fui a Brasileia com a família que me recebeu. Deixamos o carro lá e atravessamos a ponte a pé para Cobija. É o mesmo esquema das outras cidades bolivianas que fazem divisa com o Brasil: muitas lojas para comprar coisas.
16- Provar baixaria.
É um café da manhã bem típico do Acre. É cuscuz (que é chamado de pão de milho em Rio Branco), carne moída e ovo frito. Para os apaixonados por cuscuz, como eu, é uma delícia.
E essas foram as minhas dicas. Com certeza, deixei várias coisas de fora e deixei de conhecer vários lugares legais, mas assim posso voltar um dia, né? Quero terminar este post dizendo que sim, o Acre existe! E é um lugar muito legal. Rio Branco foi revitalizada e é uma cidade bem arrumada e bonitinha. O pessoal é muito acolhedor, como em toda a região norte do país. Tem coisas legais para fazer na capital do Acre e muitas comidas gostosas para experimentar, inclusive, dizem que a melhor carne e a melhor farinha são produzidas no Acre e as que eu provei realmente eram deliciosas.
Outras cidades:
15 Lugares que Conheci em Aracaju
16 Lugares que Conheci em Brasília
15 Lugares que Conheci em Cuiabá
9 Lugares que Conheci em Florianópolis
10 Lugares que Conheci em Goiânia
12 Lugares que Conheci em João Pessoa
13 Lugares que Conheci em Maceió
14 Lugares que Conheci em Ouro Preto e Mariana
8 Lugares que Conheci em Pirenópolis
11 Lugares que Conheci em Porto Velho
15 Lugares que Conheci em Recife
16 Lugares que Conheci em Salvador
Deixe um comentário