O Conto da Aia (The Handmaid’s Tale)

Apesar de ter sido escrito em 1985, este livro é muito atual. É difícil escrever sobre ele sem dar spoilers porque a narrativa não é linear e no começo você fica bem perdida.

A história é contada em primeira pessoa por Offred, uma aia, e tudo se passa em Gilead, um lugar que já foi os EUA. Houve uma revolução teocrática e agora há castas, cada uma com funções bem específicas em meio a uma sociedade repressora. Demora umas páginas para descobrirmos o que são as aias e é bem chocante. Na história, várias mulheres são inférteis (no mundo atual, a taxa de fertilidade vem caindo também) e as aias são as responsáveis pela reprodução, por isso, passam de casa em casa dando filhos aos comandantes. A cerimônia é bizarra.

Offred vai contando como é sua vida agora e a narrativa é misturada com flashes do passado, de como era a sua vida antes da revolução, com seu marido e sua filha. Ela vive na angústia, sem saber onde estão ou mesmo se ainda estão vivos. Você também entende que as mulheres são vigiadas o tempo todo e controladas pelo medo de serem mandadas para colônias. Houve também um período de adaptação em que elas foram ensinadas pelas tias sobre como se comportar no novo mundo. E não é impressionante o fato de serem mulheres a oprimir mulheres?

Mas também há os rebeldes, que lutam contra tudo o que está acontecendo, mesmo discretamente. Offred descobre isso e continua a ter esperanças num futuro, espera reencontrar sua família e a melhor amiga, Moira. E também vemos como combatem os rebeldes, seja matando-os e pendurando os corpos num muro seja manipulando informações para poder julgá-los por traições ou assassinatos.

O livro faz com que reflitamos sobre vários aspectos, entre eles o fato de usarem citações bíblicas para justificar tudo o que está acontecendo, sendo que o maior mandamento de todos é o Amor, o que impediria o modo como a sociedade se comporta.

Tem uma série baseada no livro e vi os dois primeiros episódios antes de terminar a leitura. Não recomendo que você faça isso porque a linearidade dos dois é bem diferente e tomei uns spoilers. Quero terminar de ver a série, mas dizem que é tão boa quanto o livro.

Você pode comprar O Conto da Aia aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: