Não tem como começar este post sem falar sobre Carnaval, não é mesmo? O Carnaval em Recife faz parte da cultura das pessoas desde quando elas nascem. É bom ver nas ruas desde bebês até idosos. As pessoas trabalham até sexta meio-dia e daí já se preparam para a abertura (na verdade, já começam a curtir as prévias bem antes) e a festa vai até quarta (alguns já trabalhar quarta meio-dia, outros, só quinta). É uma experiência única curtir o carnaval de Recife/Olinda, mas é preciso vir preparado a enfrentar calor, multidão, apertos, banhos de cerveja, água, ou sei lá o quê, chuva e chegar com muito pique, daí, sim, você vai estar pronto para curtir o carnaval. Tem os camarotes, mas não posso falar nada sobre eles, porque não fui em nenhum (na verdade, fui no Galo e achei legal, mas ficar na pipoca é bem divertido). Também é bom pegar dicas com pessoas locais que amam o carnaval, porque elas vão indicar várias coisas que nem todos conhecem, tipo palcos alternativos. O bom de vir no Carnaval é que você conhece muito da cultura pernambucana num único evento, os tipos de músicas, danças, comidas, etc. Venha, porque só estando aqui você vai entender o que o Carnaval é para as pessoas locais e porque elas amam tanto. O engraçado é que quando eu estava lá no meio da galera, pensava: “é uma experiência para se fazer uma vez na vida e só”, mas depois que tudo acabou e meus pés pararam de doer, comecei a considerar vir outra vez alguma vez na vida.
Eu deveria ter ido ao litoral, tipo Porto de Galinhas ou Praia dos Carneiros, mas choveu e acabei ficando só em Recife e Olinda. Olinda é um mundo a parte no carnaval e é bem diferente sem carnaval. É uma cidadezinha lindinha com algumas ladeiras (bem menos que Ouro Preto), que com certeza vale a pena visitar.
Recife tem trânsito, quase igual a São Paulo, dependendo do horário e da rua, pior do que São Paulo. As estradas são estreitas (têm no máximo 3 pistas, mas geralmente só duas ou uma) e provavelmente isso não vai mudar porque não tem espaço para aumentar. Tirando isso, foi só alegria essa minha passagem pela capital de Pernambuco.
Fui a vários museus (faltaram as igrejas) e é legal ver a influência holandesa por aqui, o que eu ainda não tinha visto em outras capitais. Aliás, Recife é rica em cultura e tem muita variedade. A culinária é boa (precisa ir comer em algum dos mercados espalhados pela cidade) e tem bolo de rolo, um dos melhores doces da vida!! O povo é bem acolhedor e tem um sotaque bem cantado, com o qual você se acostuma depois de um tempo.
Gostei bastante de Recife e acho que vale muito a pena conhecer, se você for vir, aproveite para conhecer no Carnaval (se tiver mais dias, venha antes do Carnaval porque em janeiro tem o festival de teatro). Não sei se moraria aqui, principalmente pelo trânsito, mas quero voltar, com certeza.
Deixe um comentário