Ah, Recife…

Não tem como começar este post sem falar sobre Carnaval, não é mesmo? O Carnaval em Recife faz parte da cultura das pessoas desde quando elas nascem. É bom ver nas ruas desde bebês até idosos. As pessoas trabalham até sexta meio-dia e daí já se preparam para a abertura (na verdade, já começam a curtir as prévias bem antes) e a festa vai até quarta (alguns já trabalhar quarta meio-dia, outros, só quinta). É uma experiência única curtir o carnaval de Recife/Olinda, mas é preciso vir preparado a enfrentar calor, multidão, apertos, banhos de cerveja, água, ou sei lá o quê, chuva e chegar com muito pique, daí, sim, você vai estar pronto para curtir o carnaval. Tem os camarotes, mas não posso falar nada sobre eles, porque não fui em nenhum (na verdade, fui no Galo e achei legal, mas ficar na pipoca é bem divertido). Também é bom pegar dicas com pessoas locais que amam o carnaval, porque elas vão indicar várias coisas que nem todos conhecem, tipo palcos alternativos. O bom de vir no Carnaval é que você conhece muito da cultura pernambucana num único evento, os tipos de músicas, danças, comidas, etc. Venha, porque só estando aqui você vai entender o que o Carnaval é para as pessoas locais e porque elas amam tanto. O engraçado é que quando eu estava lá no meio da galera, pensava: “é uma experiência para se fazer uma vez na vida e só”, mas depois que tudo acabou e meus pés pararam de doer, comecei a considerar vir outra vez alguma vez na vida.

Eu deveria ter ido ao litoral, tipo Porto de Galinhas ou Praia dos Carneiros, mas choveu e acabei ficando só em Recife e Olinda. Olinda é um mundo a parte no carnaval e é bem diferente sem carnaval. É uma cidadezinha lindinha com algumas ladeiras (bem menos que Ouro Preto), que com certeza vale a pena visitar.

Recife tem trânsito, quase igual a São Paulo, dependendo do horário e da rua, pior do que São Paulo. As estradas são estreitas (têm no máximo 3 pistas, mas geralmente só duas ou uma) e provavelmente isso não vai mudar porque não tem espaço para aumentar. Tirando isso, foi só alegria essa minha passagem pela capital de Pernambuco.

Fui a vários museus (faltaram as igrejas) e é legal ver a influência holandesa por aqui, o que eu ainda não tinha visto em outras capitais. Aliás, Recife é rica em cultura e tem muita variedade. A culinária é boa (precisa ir comer em algum dos mercados espalhados pela cidade) e tem bolo de rolo, um dos melhores doces da vida!! O povo é bem acolhedor e tem um sotaque bem cantado, com o qual você se acostuma depois de um tempo.

Gostei bastante de Recife e acho que vale muito a pena conhecer, se você for vir, aproveite para conhecer no Carnaval (se tiver mais dias, venha antes do Carnaval porque em janeiro tem o festival de teatro). Não sei se moraria aqui, principalmente pelo trânsito, mas quero voltar, com certeza.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: