Audiolivros

Eu trabalho no mercado editorial há alguns anos, mas na maior parte do tempo, trabalhei com livros impressos. Primeiro com histórias em quadrinhos e álbuns de figurinhas na Panini, depois com clássicos da literatura na Ciranda Cultural. Daí veio a pandemia e os livros digitais voltaram a aparecer com mais evidência. A essa altura, eu já lia muito mais ebooks do que livros físicos e já estava imersa no mundo dos podcasts, então, quando fui demitida, resolvi me dedicar ao mercado editorial digital. Para isso, comecei a fazer alguns cursos.

Já no meu primeiro, confirmei que queria seguir o caminho do digital, principalmente do áudio. Conheci várias pessoas legais e mandei uma vaga dessa área para uma das minhas colegas. Ela conseguiu o emprego, eu nem fui chamada para a entrevista. Alguns meses depois, ela me indicou e consegui ser contratada (por isso sempre digo que uma das maiores dicas na vida profissional é ser gentil e compartilhar conhecimentos e vagas). No meu novo trabalho, comecei a ter mais contato com audiolivros.

Como falei ali no primeiro parágrafo, eu já estava imersa no mundo dos podcasts. Comecei a ouvir no fim do meu sabático e desde então a minha lista só cresce. Os audiolivros ainda não me pegaram de jeito. Apesar de estar trabalhando um pouco com isso, não escuto tanto quanto ouço podcasts por enquanto.

Semana passada, comecei a fazer um curso sobre audiolivro e talvez eu devesse deixar para escrever este post quando o curso terminar, mas estou empolgada e já quero compartilhar algo sobre o assunto. Por enquanto tive apenas duas aulas, então só deu tempo de ouvir a parte introdutória ao tema. Até agora sei que preciso ouvir mais audiobooks, de preferência nas diferentes plataformas e com a maior variedade possível: ficção, não ficção, biografia, negócios, com efeitos sonoros, desenvolvimento pessoal, com mais de um narrador, etc.

Já ouvi dizer que é mais fácil começar com não ficção, especialmente biografia. Eu tentei, mas confesso que prefiro muito mais ficção. Aqui no Brasil, você pode encontrar audiolivros em alguns players, como a Storytel, Tocalivros, Ubook, Skeelo, Auti, Spotify… Vários deles tem o modelo de assinatura e alguns livros grátis para experimentar também, então, recomendo que você dê uma chance ao audiobook, quer goste de ler ou não. Se você já é um leitor, é legal experimentar mais um modo de consumir livros (sem preconceitos, com a mente aberta). Se você não gosta de ler, talvez curta ouvir uma boa história. Acho que o áudio chega até nós de uma maneira diferente. Desde sempre a maioria das pessoas gosta de ouvir histórias, sejam lidas, contadas, inventadas… É uma imersão diferente da leitura e do visual.

De qualquer jeito, o importante é que as histórias cheguem às pessoas, não importa tanto o meio. Acho que o audiolivro tem uma vantagem nesse mundo em que o que é disputado é o tempo das pessoas: ele pode ser consumido juntamente com outras atividades, ou seja, dá para ouvir um audiobook enquanto limpa a casa, dirige, faz exercícios, cozinha… então, é uma mídia que só tende a crescer e quero ajudar o público a descobrir mais essa forma de consumir cultura. E por isso estou fazendo o curso e escrevendo este texto, para sugerir fortemente que você tente ouvir algum audiobook. Depois, me conta o que achou! Vamos conversar sobre audiolivros.

2 comentários em “Audiolivros

Adicione o seu

  1. Ótimo post! Confesso que ainda não me aventurei por esse mundo… Para ser sincera, às vezes esqueço até de ouvir música hahahahaha. Os momentos em que paro para ler, quero curtir o silêncio mesmo, então acabo não trocando por audiobooks… Mas quem sabe um dia (:

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: