Maus

Uma história sobre o relacionamento entre pai e filho, sobre o holocausto, sobre sobrevivência, sobre traumas, sobre superação, sobre dúvidas e muito mais: Maus.

Esse livro ficou na minha lista de desejos por muito tempo, depois ficou no meu armário por mais um período e finalmente terminei de ler. E é lindo e emocionante!

Essa HQ foi publicada inicialmente em capítulos e depois juntada em um livro. Art Spiegelman conta a história de seu pai, Vladek, durante o holocausto, intercalando com episódios da vida atual, o momento em que o filho faz perguntas e o genitor dá as respostas e vai construindo todo o relato das situações pelas quais passou na guerra.

Jpeg

Toca profundamente ler e ver o que as pessoas faziam para sobreviver. Dá raiva saber de todas as maldades de que um ser humano é capaz. É triste quando algum personagem morre. É tenso quando alguém esconde o outro e você fica naquela expectativa se a pessoa vai ser encontrada ou não. E é emocionante quando a guerra acaba e as pessoas se reencontram.

O que eu mais gostei neste livro foi o fato do relato sobre o holocausto ser intercalado com o que o autor estava pensando e vivendo durante a construção da HQ, a entrevista com o pai, a publicação, porque me fez refletir com ele e não só pensar na guerra e nos campos de concentração.

Jpeg

Maus causa uma mistura de sentimentos e é intenso. Uma obra linda de ser lida.

Um comentário em “Maus

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: