Normandia, 05 de outubro de 2018.

Olá!

Hoje acordei bem cedo para ir à rodoviária encontrar o meu guia, Enoque, que vai me levar para uma comunidade indígena. Pegamos o ônibus das 7h em direção à Normandia. Dormi a viagem toda e chegamos lá umas 10h e pouco. O Enoque tentou conseguir um carro para nos levar até a comunidade, mas ninguém respondeu. O problema é que o ônibus para lá só saía às 14h.

Fomos procurar algo para comer, mas não tinha mais lanches, daí, já ficou perto da hora do almoço e procuramos um lugar para almoçar. Achamos um pf e comemos. Daí, fomos para a casa de uma prima do Enoque e fiquei deitada na rede até dar a hora do ônibus chegar.

Pegamos o ônibus às 14h. Era sem ar-condicionado e fomos com a janela aberta. O chão é de terra, bem parecido com a estrada do Jalapão. Fomos até uma comunidade chamada Napoleão e ficamos cheio de poeira. Fiquei meio mal-humorada, pensando que estava fazendo um programa de índio, mas me acalmei e fiquei pensando que era uma experiência diferente.

Chegamos finalmente no fim da tarde e fomos até a casa onde íamos dormir. Na verdade, não dormimos numa casa, mas no quintal dela em uma maloca, que é um espaço coberto com folhas de buriti onde atamos redes. Como não tenho rede, eles me emprestaram uma com mosqueteiro e uma coberta. Deixamos as coisas lá e fomos à Serra do Arco-Íris (acho que é esse o nome) para ver o pôr do sol. No caminho, vi uma cobra :O

O pôr do sol foi muito bonito e depois descemos a serra e voltamos para casa, tomei um banho e fomos até outra casa entregar uma caixa de isopor. A comunidade é bem diferente do que eu pensava. As casas são bem parecidas com as da cidade mesmo, não é tudo bem pertinho, é meio espalhado, nada a ver com o estereótipo de tribo indígena que eu tinha na cabeça.

Voltamos para casa e jantamos uma galinha caipira que estava muito gostosa. Eu estava megacansada da viagem e já fui deitar na rede.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: