Olimpíadas

As Olimpíadas de Paris 2024 terminaram há alguns dias e os Jogos Paralímpicos começarão em alguns dias. Eu amo muito as Olimpíadas e acompanho mais de perto desde 2000. Consegui ir para o Rio de Janeiro em 2016 para ver alguns jogos e foi incrível, a realização de um sonho, posso dizer.

O clima das Olimpíadas é maravilhoso, tem a competição, mas também a união. Ativa um milhão de sentimentos: alegria, tristeza, raiva, emoção, superação, revolta, angústia…

Acho que as pessoas acompanharam bem mais este ano, talvez porque em Tóquio 2021 ainda estávamos sob efeito da Covid, então meio que teve Olimpíadas, mas não num clima tão olímpico. Não tinha torcida, não dava pra ir assistir com as pessoas, foi bem mais restrito, num clima diferente do que costuma ser. Então ficou parecendo que pulamos um ciclo.

Também tive a impressão de que esta edição passou mais rápido (sempre foram apenas duas semanas?). Outra coisa diferente é que este ano deu pra acompanhar por mais telas, logo, ver mais esportes. Dava para ligar na TV, no celular, no tablet, no computador, na segunda tela… O mais importante de ter esse acesso é que dá pra acompanhar o esporte que você curte, mesmo que não seja tão famoso a ponto de passar na tevê aberta. E o futebol masculino do Brasil não se classificou, o que foi uma vergonha, mas também abriu espaço para outras modalidades terem destaque.

E falando em Brasil, não batemos a meta e ganhamos menos medalhas que nas últimas edições. Daí vem o discurso de sempre de ter mais investimento, etc que dá beeeeeem pouco resultado. Triste. E é tão injusto se esforçar tanto por tantos anos e ter apenas algumas horas, minutos, segundos para definir a medalha, né? E ser tão cobrado pelas pessoas sentadas no sofá. Por outro lado, são as horas, minutos, segundos de oportunidade para tentar conseguir um pouquinho a mais de visibilidade que pode fazer diferença para o próximo ciclo. Mas os jogos são assim, né?

Enfim, já estou com saudades de torcer e comecei a contagem regressiva pra Los Angeles!

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑