A Dificuldade de Encontrar Temas

Eu sei que não deveria começar a retomada do meu blog com um post deste tipo. Considerando que ainda tenho 52 textos para produzir para este blog, é bem desesperador começar dizendo que estou com dificuldades de pensar em assuntos legais, não é mesmo?

Dei uma olhada na minha lista de rascunhos que estão aqui no wordpress desde 2019 e posso retomar vários, principalmente os compilados dos lugares que visitei, mas estou com preguiça de fazer isso agora, talvez na semana que vem apareça um “X lugares que conheci em tal cidade”. No entanto, tem outras ideias que já não fazem tanto sentido: algumas eram sobre lugares de que gosto, só que nem sei mais se continuam abertos; outros não são interessantes ou inspiradores agora, com a pandemia (sei que as coisas estão melhorando, porém, ainda é preciso tomar cuidado, justamente pelo afrouxamento das medidas e pessoas sem-noção que já estão vivendo como se o corona vírus tivesse desaparecido da Terra); e ainda tem os temas que perderam o timing.

Não sei muito bem o que anda acontecendo comigo, mas sinto que estou menos criativa (e isso vem desde antes da pandemia. Talvez tenha se acentuado com a chegada dela), como se tivesse uma cota de ideias na vida da pessoa e as minhas acabaram. Também já pensei que antigamente eu era melhor em escrever, ou pode ser que eu só achasse que fosse, e tenho piorado ultimamente (ainda bem que trabalho mais com revisão, preparação, edição e eventualmente tradução, e quase não dependo de criar coisas, senão minha vida profissional estaria bem mais difícil). Fora tudo isso, nem sempre sinto vontade de escrever, de criar um texto do zero. É tão mais fácil mexer nos materiais dos outros!

Tenho refletido sobre me sentir sem inspiração, porque no fim, escrever depende muito mais de técnicas e práticas do que de inspiração. Pode ser que esteja difícil escrever porque tenho praticado pouco, de maneira um tanto medíocre. Até me lembrei da época da escola quando tinha que escrever as redações. A professora dava um tema, de vez em quando uns textos de apoio, e a redação saía, independentemente da inspiração e da criatividade.

Esse “bloqueio” também pode vir do fato de eu não estar conseguindo ler, o que pode ser mais uma desculpa minha, porque nunca fui uma leitora voraz e, apesar de ter meio que abandonado os livros neste momento, estou ouvindo muitos podcasts e vendo várias séries; são coisas diferentes, obviamente, mas é conteúdo do mesmo jeito (e isso é um assunto legal para escrever sobre mais pra frente. Inclusive, comecei a anotar minhas ideias, porque minha memória não é mais a mesma).

Nossa, interrompi este texto pra anotar minhas ideias e perdi totalmente o fio da meada. Então, voltei pro começo e reli tudo, mas não sei bem como continuar, então, vou só encerrar mesmo. Lembrando que começar e terminar são as partes mais difíceis do texto para mim.

E tudo isso para dizer que pode ser que nem toda semana o conteúdo seja interessante. Pode ser que tenham muitos assuntos repetidos, e vou colocar isso na conta da pandemia, por ficar meio “presa” em casa e não pegar tantas ideias do mundo lá fora, das conversas alheias que eu escutava no metrô ou quando estava sozinha nos lugares. Pode ser que tenham coisas desatualizadas, como nos compilados dos lugares que conheci há quatro anos. Mas vou me empenhar em escrever textos melhores, vou tentar inclusive revisar o que estou escrevendo (se você me acompanha desde o começo, sabe que não gosto de ler o que escrevo e que nunca reviso. Sei que isso é ruim e que passam erros idiotas e vou tentar melhorar nessa nova fase do tatiando, principalmente porque, sendo semanal, não tenho desculpas, além da preguiça, para postar algo mais ou menos).

E é isso! Até que foi um recomeço bom para quem estava com dificuldades de encontrar o que escrever, né? Até semana que vem 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: