Olá!
Hoje finalmente fui visitar o centro de Vitória!! Mas, recebi um email da parte de turismo da prefeitura dizendo que os guias só chegavam nos lugares às 13h. Então, na parte da manhã, fui com a Vanda e uma amiga dela ao shopping. Almocei no KFC porque fazia um tempão que eu não comia lá e frango frito S2.
Depois do almoço, fui para o Palácio Anchieta, que é a sede do governo (fui de uber e o motorista era muito legal. Ele tinha trabalhado como cozinheiro em Longres por vários anos até ser deportado e estava se preparando para ir para a Nova Zelândia). Lá tem visita guiada. É melhor ir de fim de semana porque dá para visitar a parte de cima, onde ficava a casa do governador e tem as salas de jantar, visita, etc. Visitei com os alunos de uma escola e foi bom, aprendi várias curiosidades. Quando os alunos foram embora, o guia me mostrou outras coisas que não tinha dado tempo com a escola.
De lá, fui para a Igreja de São Gonçalo. Lá estava uma menina que era guia pela prefeitura. Ela me falou sobre a igreja, contou que é famosa porque dizem que quem se casa lá tem um matrimônio duradouro e feliz e no final da visita me deu um mapa do centro histórico e um passaporte que carimbam em cada um dos pontos por onde você passa. Ela me indicou ir para a catedral (mas acho que era melhor ter ido ao Convento de São Francisco antes para andar menos, de qualquer jeito, é tudo perto…). Cheguei lá e outra menina me recebeu e falou sobre a catedral. O próximo ponto seria a Capela de Santa Luzia, mas está fechada para reforma, então só passei na frente e fui para o Convento de São Francisco. Lá estava um rapaz que era bem prolixo e essa parte da visita foi meio cansativa, mesmo assim, vale a pena. O convento original não existe mais, só se manteve a fachada original. Também dá para conhecer a Capela de Nossa Senhora das Neves, que fica lá dentro. Daí fui para o Convento do Carmo, onde tinha um senhor paulista falando sobre o local. Depois do convento, o próximo ponto seria o Theatro Carlos Gomes, que está fechado para reforma também, então, fui ao último ponto onde tem visita guiada: a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Para chegar lá, você precisa subir uma escadaria e é um lugar meio vazio, aconselho começar por lá e terminar no Palácio do Governo, porque é mais fácil de chamar uber de lá. O menino que estava lá falou sobre a igreja e a festa de São Benedito, e disse que antes a escada era uma reta e ia até o mar e a festa era maior.
Desci as escadas, passei pela frente do Theatro e pela frente do Sesc para dar uma olhada na programação. Só ia ter uns documentários, então, decidi ir embora. Tem uma pracinha na frente e um cartório, entrei lá para ficar esperando o uber e vim para casa (olha que coincidência, o motorista também trabalhou como cozinheiro e estava se preparando para ir para a Alemanha). À noite, não fiz nada, só fiquei vendo tv. Essa minha estadia em Vitória está bem em ritmo de férias.
Deixe um comentário