Eu amo café da manhã

No fim de semana passado, uma amiga minha twittou que acordou cedo pra pedalar, então, às 11h já estava com vontade de almoçar. Daí, respondi para ela que era um horário aceitável para o almoço ou que ela poderia tomar um segundo café da manhã, afinal é uma refeição maravilhosa! E essa foi a inspiração para o post da semana.

Macchiato

Já devo ter escrito em algum lugar do tatiando.com que amo café da manhã! Não sei desde quando, mas acho que é a minha refeição preferida do dia, principalmente depois que conheci o café da manhã de outros lugares para poder diversificar mais a minha primeira refeição do dia. Inclusive, tenho gostado bastante de ouvir um podcast chamado Projeto Brekkie, que fala sobre cultura e café da manhã, combinação que não tem como dar errado.

Tapioca de queijo coalho com coco em Maceió

Desde que me lembro, em casa, sempre comemos pão com margarina ou requeijão e tomamos café com leite de manhã. Aos finais de semana, tinha alguma coisa a mais para rechear o pão, como frios ou ovos mexidos. A gente não morava perto do centro, ou seja, a uma distância que daria para ir a pé até a padaria, então, meus pais compravam vários pães franceses e congelavam. De manhã, esquentávamos na panela no fogo bem baixinho e ele ficava crocante de novo.

Bolo de rolo em Recife

Com o passar dos anos, meu café da manhã já foi cappuccino em vez de café com leite, pão de forma, pão francês com manteiga na frigideira, pão na sanduicheira, cereal, de vez em quando panquecas americanas, ou o famoso pão na chapa com requeijão das padarias de São Paulo, ou brunch… até chegar o meu sabático, quando tudo mudou no meu café da manhã!! Pude experimentar comidas diferentes que se comem pela manhã nos estados do Brasil, principalmente no Nordeste e no Norte.

Pão com requeijão na chapa

Já no meu primeiro destino, que foi Maceió, aprendi a comer cuscuz com ovo, um dos meus cafés da manhã preferidos! Daí vieram as variações: cuscuz com queijo coalho, só com manteiga, com carne moída e ovo (baixaria) e com outras proteínas mais (mas meu jeito preferido é com um pouco de manteiga, leite, requeijão e ovo). Também comi pão de queijo, tapioca, tucumã, mingau, entre outras delícias.

Baixaria em Rio Branco

Daí, acabou o sabático e voltei para a rotina do pão, e de vez em quando cuscuz, tapioca, crepioca, panqueca americana, mingau de aveia, cereal (cheerios maçã e canela é incrível)… até chegar a pandemia e eu inventar de fazer meu próprio fermento natural e pães! Então, foram incorporados ao café da manhã foccacia e pão de fermentação natural com manteiga, cream cheese e geleia e queijo quente (um dos meus preferidos).

Pão de fermentação natural com grãos

Ultimamente, tenho comido sempre pão ou foccacia, de vez em quando tapioca, às vezes cuscuz… em casa, durante a pandemia, meus pais aderiram à tapioca, mais saudável que o pão francês, e, quando voltei, também começaram a comer pão de fermentação natural. Além disso, adicionamos iogurte e granola caseiros e troquei o leite por bebida vegetal. E também tem o café, mas acho que merece um post especialmente para ele no futuro. Só adianto que comecei a comprar em grãos, moer e experimentar métodos diferentes de preparo.

Pão de fermentação natural com pinhão

A verdade é que ter toda essa variação à disposição só aumenta o meu amor pelo café da manhã! Quando morava sozinha, até trocava o jantar por alguma das comidas de café da manhã (tipo tapioca, crepioca ou queijo quente) para poder aproveitar mais em um único dia, inclusive, no Nordeste do Brasil e na Polônia, em vez de jantar muitas pessoas fazem um lanche que tem as mesmas comidas do café da manhã. Esse post me deu fome e saudades, não vejo a hora de poder viajar de novo para descobrir mais cafés da manhã diferentes e adicionar ao meu cardápio!

Rolinho de canela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: