Ah, Normandia…

Visitar uma comunidade indígena foi uma experiência diferente de tudo o que eu já tinha feito até agora. Foi uma quebra de estereótipos e abrir a mente para absorver o máximo de informações. Como não tinham tantas coisas para fazer, sobrava muito tempo para conversar e fiz várias perguntas, porque eu não sabia nada sobre comunidades indígenas, que é mais uma realidade bem fora das minhas bolhas.

A Comunidade Raposa Serra do Sol é fechada. Você só consegue visitar e conhecer se for com alguém da própria comunidade (se você chegar lá do nada (e dá para chegar porque tem uma estrada normal) provavelmente vão mandar você embora, pleo menos foi o que me disseram. Além disso, as terras são demarcadas (por enquanto) e acho que você precisa realmente de autorização para entrar) e essa pessoa deve pedir autorização para levar algum visitante. Eles estão com um projeto de turismo e estão esperando aprovação. Achei meio caro o valor que paguei (R$600,00 para três dias), mas, pensando além do custo x benefício, dá para precificar cultura? Talvez não e essa viagem foi sobretudo sobre uma cultura diferente.

Não aprendi todas as coisas, porque são muitas informações, mas gostei de conhecer mais a cultura dessa comunidade. Também fiquei impressionada com a velocidade em que as coisas estão mudando e triste pelas tradições estarem se perdendo, espero que consigam reverter essa situação enquanto é tempo.

Recomendo que você conheça uma comunidade indígena, é uma experiência interessante. Também recomendo que tente ir de carro para poder conhecer mais lugares e perder menos tempo no transporte. É incrível conhecer coisas novas estando com a mente aberta para o diferente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: