Parintins, 29 de junho de 2018.

Olá!

Hoje a Susy e o Dudu acordaram cedo para ir para a fila do Caprichoso. Eu continuei dormindo mais um pouco. Acordei umas 9h e pouco e tomei café. Estou hospedada com uma galera numa casa. É uma família daqui, mas que agora está espalhada por Manaus, Belém e Brasília. Eles são muito hospitaleiros e é bem interessante conversar com eles e aprender mais sobre a cultura.

Ainda antes do almoço, dei uma volta pela cidade. Fui com o João de moto e ele foi me mostrando alguns pontos. Paramos no rio e demos a sorte de ver uns botos. Também paramos na casa de uma senhora que é neta do Lindolfo Monteverde, que começou a brincadeira do boi garantido. Foi uma experiência muito interessante ouvir as histórias.

Voltamos para casa para almoçar churrasco porque é o aniversário da Priscila. Daí, fui para a fila encontrar a Susy e o Dudu. As pessoas chegam cedo para pegar um lugar melhor. Os portões deveriam abrir às 15h, mas teve um atraso e só entramos lá pelas 16h. Pegamos um lugar no meio e vimos a passagem de som. Na entrada, nos deram uma garrafa de água de dois litros e uma sacola cheia de coisas que usamos para torcer, tipo pompom, bandeirinha… e quando sentamos na arquibancada foram nos dando mais itens.

As apresentações começaram umas 21h e, pela primeira vez na história, os dois bois entraram juntos para comemorar os 30 anos do bumbódromo. Foi legal, mas muito longo e cansativo. A apresentação do Caprichoso, o boi que abriu a noite, começou às 22h. Se você está na arquibancada grátis, você faz parte do item 19, galera. Os bois pontuam em várias categorias, chamadas itens e o narrador vai dizendo aos jurados quais estão sendo apresentadas. Então, se você é da galera, precisa ficar torcendo para seu boi não perder pontos. Ficam três carinhas lá na frente fazendo os gestos para que todos fiquem imitando e você não pode parar. É divertido e cansativo, ainda mais se você passou o dia na fila. Não sei como as pessoas têm tanto pique, acho que é o amor pelo boi mesmo.

Depois começou a apresentação do Garantido e a torcida do Caprichoso precisa ficar sentada sem fazer barulhos (se a torcida do adversário fizer algo durante a apresentação contrária, seu boi perde ponto também). Uma galera vai embora, mas umas pessoas ficam para ver a apresentação. Nós ficamos um tempo e depois saímos para comer. Na arquibancada, ficam passando pessoas vendendo lanches e bebidas, mas são só para enganar a fome. A gente foi comer espetinho e depois voltamos para casa porque amanhã tem mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: