Acho que todas as revoluções começam com uma ideia boa de mudança e é isso que atrai as pessoas a se engajarem e lutarem por algo melhor.
Cuba: Minha Revolução é uma HQ baseada em fatos e conta a história de Sonya, uma garota que apoia e luta pela revolução de Fidel Castro em Cuba, mostrando sua trajetória de acreditar em um país melhor e as mudanças e crises de pensamento que ela vai tendo conforme os fatos históricos ocorrem por lá.
Sonya é bem engajada e estuda medicina. Ela também gostaria de estudar artes, mas como a revolução vai precisar de médicos, decide se dedicar à medicina e também faz o treinamento para se juntar à milícia. É legal ver todo esse entusiamo e a crença de que Cuba vai melhorar sem a interferência dos EUA. A protagonista se oferece como voluntária para servir como médica e acontecem coisas que não vou contar aqui para não estragar a história, o que posso dizer é que essas coisas a fizeram sofrer muito, mesmo assim, ela segue acreditando nos ideais da revolução.
Sua família não concorda com Fidel e quer deixar o país, mas Sonya não quer ir com eles, ela quer ficar e lutar. No decorrer da história, ela vai percebendo que a revolução não é bem aquilo que pensou que seria, por exemplo, era para ser socialista e Sonya vai vendo Cuba se tornar comunista; não querem mais a intervenção dos EUA, mas contam com a ajuda dos russos; a liberdade de expressão vai se restringindo; pessoas são presas e torturadas e por aí vai.
Mesmo com todos esses fatos, a personagem tem dificuldades em acreditar que a revolução está causando tanta dor, pobreza, tirando a liberdade, sempre pensa que é um momento passageiro necessário para a adaptação do novo regime. Ela demora para abrir os olhos e acho que isso acontece com muitos de nós quando vemos que algo em que acreditamos cegamente não é bem aquilo, não é tão bom como pensávamos e começamos a nos questionar se realmente vale a pena e se estamos lutando pelo que é certo.
Esta HQ é linda e me fez refletir muito sobre o momento político que estamos vivendo no Brasil. Pensei nas pessoas que acreditam cegamente que o novo governo será bom e nas que criticam cegamente todo e qualquer ato do mesmo. É engraçado como as pessoas podem ter pontos de vista tão diferentes sendo que muitas vezes têm o mesmo objetivo: um país melhor. Enfim, é preciso ouvir todos os lados para não ficar cego e se deixar levar, é preciso questionar e avaliar se aquilo em que você acredita não está mudando tanto que se transformou em algo que você não quer mais e é preciso seguir lutando.
Você pode comprar aqui.
Deixe um comentário