Astronauta Magnetar

Esta é a primeira de muitas Graphic MSP. Foi lançada em outubro de 2012 e, acredite, até agora eu não tinha lido nenhuma… mas agora vou ler todas porque é um projeto bem interessante que vale a pena ser seguido: artistas nacionais fazendo releituras dos personagens clássicos de Mauricio de Sousa que fizeram parte da infância de muitos brasileiros.

Para mim, é interessante que o primeiro volume seja do Astronauta porque foi o personagem do meu primeiro trabalho na Panini: Almanaque do Astronauta. Confesso que não está entre meus personagens favoritos (na verdade, até acho as histórias meio chatas), mas traz boas lembranças daquele dia em que pensei que tinha encontrado meu trabalho dos sonhos de primeira (e foi por muito tempo). Mas, o foco aqui não é esse, e sim a HQ de Danilo Beyruth.

A história gira em torno de tomar decisões na vida e faz você refletir sobre as decisões que está tomando. Com o Astronauta do Mauricio já é assim, ele gosta do que faz, mas em várias histórias aparece pensando em como teria sido sua vida se tivesse decidido não ser astronauta e tivesse se casado com a Ritinha. Aqui, quem traz essa reflexão primeiro é o avô do Astronauta e essa lembrança vai ter um papel importante no fim da história.

O Astronauta parte para uma missão no espaço e a ficção traz uns termos técnicos que fez até com que tivesse uma página de glossário no final da HQ, o que é bem interessante. É uma boa leitura que você termina bem rápido e mistura a nostalgia dos gibis com essa coisa legal de conhecer nossos talentosos artistas brasileiros e, no caso de Magnetar, uma reflexão sobre decisões, ainda mais para esse começo de ano em que estamos estabelecendo metas e pensando nas nossas vidas.

Graphics MSP:
Astronauta – Magnetar
Turma da Mônica – Laços
Chico Bento – Pavor Espaciar
Piteco – Ingá
Bidu – Caminhos
Astronauta – Singularidade
Penadinho – Vida
Turma da Mônica – Lições
Turma da Mata – Muralha
Louco – Fuga
Papa-Capim – Noite Branca
Mônica – Força
Bidu – Juntos
Astronauta – Assimetria
Chico Bento – Arvorada
Capitão Feio – Identidade
Turma da Mônica – Lembranças
Jeremias – Pele
Horacio – Mãe
Cebolinha – Recuperação
Astronauta – Entropia

Anúncios

Um comentário em “Astronauta Magnetar

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: